Histórias por trás dos logotipos das marcas mais famosas


Um logotipo nada mais é que a representação visual ou gráfica de uma empresa, marca ou negócio. Serve para representar o que a empresa é e diferenciá-la da concorrência. Ele significa algo que tem a ver com a proposta do negócio, valores, missão, atividade, etc.

Nas imagens a seguir, você vai lembrar alguns dos mais famosos símbolos das marcas e o que está por trás deles

BBfgP3A

Alan Diaz/AP Photo

Pepsi: O novo logotipo da Pepsi seria uma alusão ao Feng Shui, a Renascença, o geodínamo terrestre e a Teoria da Relatividade.

BBfgPoO

Seth Wenig/AP Photo

IBM: As linhas do logo da IBM vão de cima abaixo, representando igualdade.

BBfgS2z

Eric Gay/AP Photo

AT&T: O globo no logotipo da AT&T tem três dimensões, o que representa a crescente profundidade e amplitude dos serviços que a empresa fornece aos seus clientes.

BBfgU4H

Daniel Acker/Bloomberg

FEDEX: É preciso olhar com muita calma o logo da FEDEX para encontrar a mensagem secreta: uma seta entre as letras ‘E’ e ‘X, que representa a visão de futuro no pensamento da companhia.

BBfgU8L

Denis Charlet/AFP/Getty Images

Coca-Cola: O nome Coca-Cola é uma expressão exata de seus ingredientes – extratos de “coca” (da folha de coca) e “cola” (cafeína, extrato da noz de cola).

BBfgZR6

Daniel Acker/Bloomberg

Mercedes-Benz: a estrela representa o domínio da qualidade da marca.

BBfh2k1

Paul Sakuma/AP Photo

Google: Colocando cores sem uma base lógica nas letras, o Google quis demonstrar que não respeita regras.

BBfh2o3

Santi Visalli/Getty Images

NBC: Durante os anos 50, o proprietário da NBC Radio Corporation of America, a RCA, começou a fabricar uma marca de televisores coloridos. Eles queriam representar a novidade colocando muitas cores no logotipo.

BBfh2rI

Paul Sancya/AP Photo

Audi: As argolas do logo da Audi representam as quatro empresas que a fundaram (DKW, Horch, Wanderer e Audi).

BBfh2xI

Carlos Osorio/AP Photo

Volkswagen: O ‘V’ de ‘Volks’ representa o povo da Alemanha e o ‘W’ é de ‘wagen’, que significa “carro”. Combinado, o nome da marca significa “carro do povo”.

BBfh4Ds

Audrey Rudakov/Bloomberg

Toyota: As três elipses no logo representam três corações: o coração do cliente, o coração do produto e o coração do progresso no campo da tecnologia e das oportunidades ilimitadas no futuro.

BBfh4Ni

Christof Stache/AP Photo

Adidas: o logo da Adidas representa uma montanha e os obstáculos que as pessoas precisam superar.

BBfh6Oe (1)

Michel Spingler/AP Photo

Amazon: A flecha no logo da Amazon vai da letra A até a Z, indicando o amplo alcance dos itens disponíveis à venda na empresa (de A a Z).

BBfh6R3

Damian Dovarganes/AP Photo

Mobil: O logo da Mobil tem significado em suas cores. O vermelho representa a força e o azul a confiabilidade de seus produtos.

BBfh6Uf

Imaginechina/Corbis

Apple: Representando o fruto proibido da “Árvore do Conhecimento”, a mordida na fruta (bite, em inglês) simboliza a unidade “bit” de computador.

BBfh6Xw

Yuriko Nakao/Bloomberg

McDonalds: Na década de 60, o MCDonald’s queria mudar o logotipo, mas o seu consultor de design e psicólogo Louis Cheskin afirmou que deveriam ser mantidos os arcos dourados. Em entrevista à BBC, ele disse que os clientes inconscientemente reconheciam no logotipo “o simbolismo dos seios nutritivos” de uma mãe.

BBfh7ib

Gene J. Puskar/AP Photo

BMW: Com história como marca de fabricação de aviões, a BMW quis homenagear seu passado representando um motor de avião em movimento.

 

Fontes: MSN e Universo das Dicas

Anúncios

O que achou desse post? Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s